domingo, 19 de outubro de 2014

Risco de Crédito x Bonds

Os chamados bonds são títulos de dívida externa emitidos por empresas, em geral esses títulos garantem uma rentabilidade ao investidor que detêm o título com o lastro na dívida ou dívidas da empresa e geração de valor no tempo. Para a empresa, esse alternativa abre uma margem para postergar ou rolar compromissos a vencer diminuindo o stress de passivos.
 Contudo antes de emitir bonds a empresa precisa avaliar bem o seu grau de endividamento confrontado com sua capacidade de geração de valor no tempo, vis-a-vis o cenário econômico mundial versus doméstico, por meio de back test's.  dessa forma a emissão de bonds como forma de financiamento de dívidas de empresas devem ser sempre bem fundamentados. Dentre os principais riscos envolvidos no produto destaca-se o risco de crédito.

 Ao contrário de títulos de dívida do governo (os títulos de risco mínimo), o risco de crédito pode ser considerado como o principal risco a ser analisado pelo investidor na tomada de decisão do investimento.

 Na semana passada a empresa de telefonia com o maior endividamento do Brasil deu um susto nos detentores de bonds, a OI Telefonia anunciou a saída do seu CEO de forma inesperada quando já tinha executado a contratação de um banco para aquisição majoritária da Telecom Italia, a Tim Participações esse fato agrava a situação da companhia que já bate recorde de alavancagem e agora sem uma liderança corporativa, dessa forma as casas de rating devem diminuir a classificação de riscos da empresa aumentando assim o risco de crédito da OI.

 Mais detalhes em Exame.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário